Pesquisar neste blogue

2.7.06

Foda-se, caralho e outras expressões libertárias

De acordo com as mais recentes pesquisas, o nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de "foda-se!" que ela diz. Ocorre-me pensar que este blog afinal, é feito por pessoas absolutamente serenas.. Mas voltando à pesquisa, existe algo mais libertário do que o conceito do "foda-se!"? O "foda-se!" aumenta-nos a auto-estima, agiganta-nos o espírito. Reorganiza as coisas. Liberta-nos. "Não queres sair comigo?! então, foda-se!" "Vais mesmo querer decidir essa merda sozinha?! Foda-se! decide lá então"

O direito ao "foda-se!" deveria estar assegurado na Constituição. Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente valiosos e criativos para dotar o nosso vocabulário de expressões que traduzem com maior fidelidade os nossos mais fortes e genuínos sentimentos. É o povo a fazer a sua língua. Como o Latim vulgar, será esse português vulgar que vingará plenamente um dia.

"Com'ó caralho", por exemplo. Que expressão traduz melhor a ideia de muita quantidade como "com'ó caralho"? "Com'ó caralho" tende para o infinito, é quase uma expressão matemática. A Via Láctea tem estrelas com'ó caralho, o Sol é quente com'ó caralho, o universo é antigo com'ó caralho, eu gosto de cerveja com'ó caralho...

No género do "com'ó caralho", mas, no caso, expressando a mais absoluta negação, está o famoso "nem que tu te fodas!". Nem o "Não, não e não!"e tão pouco o nada eficaz e já sem nenhuma credibilidade "Não, nem pensar!" o substituem. O "nem que tu te fodas!" é irretorquível e liquida o assunto. Liberta-nos, com a consciência tranquila, para outras actividades de maior interesse para as nossas vidas.

Aquele filho cheira-a-leite de 17 anos atormenta-vos pedindo o carro para ir surfar na praia? Não percam tempo nem paciência. Soltem logo um definitivo "Jorginho, presta atenção, filho querido, nem que tu te fodas!". O impertinente aprende logo a lição e vai para o Centro Comercial encontrar-se com os amigos, e mais uma vez sem qualquer problema de consciência, podem voltar para as vossas actividades favoritas.

Há outros palavrões igualmente clássicos. Pensem na sonoridade de um "Puta que pariu!", ou o seu correlativo "Pu-ta-que-o-pa-riu!", falado assim, cadenciadamente, sílaba por sílaba. Diante de uma notícia irritante, qualquer "puta-que-o-pariu!", dito assim, põe-nos outra vez nos eixos. Acalma-nos. Embebe-nos os neurónios de bem estar psicotrópico.

E o que dizer do nosso famoso "vai levar no cu!"? E da sua maravilhosa e reforçadora derivação "vai levar no olho do cu!"? Já se deram conta, por certo, do bem que alguém faz a si próprio e aos seus quando, passado o limite do suportável, se dirige ao canalha de seu interlocutor e larga um: "Chega! Vai levar no olho do cu!"?

E pronto, retomamos as rédeas da nossa vida, a nossa auto-estima.

Mas seria tremendamente injusto não registar aqui a expressão de maior poder de definição do português vulgar: "Fodeu-se!". E a sua derivação, mais avassaladora ainda: "Já se fodeu!". Até ao momento, não foi ainda encontrada definição mais exacta, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação. Expressão que, uma vez proferida insere o seu autor num providencial contexto interior de alerta e auto-defesa. Algo assim como quando estamos a conduzir bêbedos, sem documentos do carro, sem carta de condução e se ouve uma sirene de polícia atrás de nós a mandar encostar. O que é que nos ocorre naquele momento? Pois é. "Já me fodi!"

Igualdade, fraternidade e foda-se!

38 comentários:

asardanisca disse...

simplesmente fantástico... finalmente um blog onde existe a plena liberdade de expressão... onde cada um pode divagar sobre tudo o que lhe vai na alma... e mais... dou-te os parabéns, tens um discurso muito bom, consegues inserir palavras lindas num texto magnífico...
um bom fim de semana!!

Cerejeira disse...

Exª Srª Sardanisca

Em nome do corpo editorial do Blog agradeço-lhe as palavras de apreço e carinho. A sua assiduidade é o nosso maior prémio. No entanto, o "casting" que fizemos não permitiu seleccionar nenhuma presença feminina, uma vez que todas tinham a mente alienada de Morangos com Açucar, excepção feita apenas a algumas que gostavam mais da Floribella.
Não nos parece ser o caso, pelo que, permita-me que lhe enderece desde já um convite formal para figurar no corpo editorial deste blog e fazer da sua escrita um espelho do "que lhe vai na alma". As palavras nunca são demais e a sua opinião neste blog iria concerteza ter um peso importante na balança emotiva dos leitores. Sem falar das audiências..
Se se sente cativada por desafios do intelecto, contacte-nos via "contact us" do "X-files d' Álhada". A nossa resposta serão as instruções de como começar desde já a deixar a sua opinião neste blog de inflamada liberdade de expressão.

Beijinhos e viva Portugal..

asardanisca disse...

Bem Sr. Cerejeira, deixou-me sem palavras com este bonito convite... apesar de não ter a certeza de estar ao nível do vosso intelecto... mas sempre que tenha necessidade de extravasar ou partilhar algo de importante, concerteza que o vou tentar fazer neste espaço cibernauta... um bom resto de fim de semana...

Beijinhos...

Cerejeira disse...

.. nível de intelecto..? Aqui..!? Se fossemos intelectuais a esta hora estaríamos todos a fazer postagens no blog do Pacheco Pereira.. não me parece que isso seja propriamente um "handicap". Mas se sentir falta de auto-estima, diga "foda-se!"...
Ficamos a aguardar pelo seu mail..

Beijinhos

asardanisca disse...

Concerteza...

asardanisca disse...

Concerteza...

Gandarro disse...

Alhadas de Pitu do Mar (lagostins fritos em alho/óleo e especiarias). Alhadas de Camarão (camarão branco sem casca na manteiga com alho e salsinha)

Anónimo disse...

Prontos! Começou a revolução

Anónimo disse...

roberto génio aprende a falar, não se diz prontos, mas sim pronto.

Anónimo disse...

Adoro comer sardaniscas...cruas.

Anónimo disse...

Prontos pá já percebi! E eu não tava a falar tava a escrever

Anónimo disse...

Temos que os aturar!

asardanisca disse...

o que fará se forem já assadinhas...

asardanisca disse...

que privilégio... não sabia que era assim tão keridinha... ;)

asardanisca disse...

então como posso escrever agora o "ok"??

asardanisca disse...

Que máximo!!!
Vou-me esforçar então pelo português correcto... (és professor de português??)
Beijinhos...

Anónimo disse...

Chata pá!

Anónimo disse...

O paneleiro que assinou xico de buarcos não é o verdadeiro

asardanisca disse...

mas isso não impede que sejas um bom professor da língua portuguesa...

(kisses!!)

asardanisca disse...

mas isso não impede que sejas um bom professor da língua portuguesa...

(kisses!!)

Gandarro disse...

Estimada Dona Sardanisca, faça lá o favor ao rapaz, não lhe mande kisses estrangeiros, avie-lhe uns beijos á portuguesa

asardanisca disse...

QUE MÁXIMO!!!

asardanisca disse...

"fod...................." Luís............................

Anónimo disse...

Que significa esta frase

Anónimo disse...

Acho que a sardanisca é um sardão meio virado...

asardanisca disse...

O que é isso??

Anónimo disse...

O cagalhão fantasma acha que és homem com nome feminino.
Tem razão?

Anónimo disse...

Já não acho! Agora tenho a certeza absoluta.

Anónimo disse...

Explica lá isso, ó Cagalhão

Anónimo disse...

Não sei se é gaja, mas lá chata é de certeza. E o paneleiro que me chamou paneleiro é que não é o verdadeiro xico

Anónimo disse...

É pá agora não me apeteçe explicar nada! Olha, pergunta ao xico

Anónimo disse...

A sardanisca é mesmo sardanisca, podem confiar.
Quanto a ser chata, nao a considero chata.

Anónimo disse...

Eu também não

Anónimo disse...

Ui e quando lhes cai o rabo?

Anónimo disse...

Viva a sardanisca!!!! Por acaso não és tu que tens uns blogs meio marados e sem jeito nenhum?

asardanisca disse...

Obrigado - é segredo sardanisca - foste um querido em defender-me...

Beijinhos

Anónimo disse...

Texto original em: http://www.lainsignia.org/2005/julio/cul_021.htm

Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»