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19.7.06

As provas-modelo

“Não tivemos provas-modelo nem directrizes sobre os critérios de avaliação”, diz um.
“Sou aluna do 11.º ano (…). Onde estavam as provas-modelo? Por que razão temos de ser as cobaias do novo programa?”, diz outra.
“Também os alunos de 11.º tiveram de realizar, pela primeira vez, provas sobre novos programas, sem terem tido previamente acesso a qualquer prova-modelo”, remata um terceiro.
Em suma, sem as sacrossantas provas-modelo os alunos são incapazes de raciocinar! E a culpa, creio, é dos novos programas, completamente irrealistas, pois esquecem-se de que o “conhecimento” dos alunos, na sua generalidade, está ao nível dos antigos ‘pontos’ de teatro amador, por via de regra analfabetos da boa vontade: se um intérprete opta por um sinónimo de uma palavra aposta no guião, o pobre do ‘ponto’ perde o fio à meada…
Eles – os alunos – sabem que 1 + 1 é igual a 2; é o modelo em voga. Mas se lhes perguntam quanto é 10 – 8 + 0 é o caralho! Puta que pariu quem anda sempre a mudar a merda dos programas!
E a que se deve a ignorância modelar da generalidade dos alunos?...
“A única explicação que consigo encontrar é a ignorância do público, em geral, e dos meios de comunicação, em particular, das alterações ocorridas com a reforma do Secundário”.
Esta, como todas as transcrições aqui apresentadas, podem ler-se na “página do leitor” do Diário de Notícias de ontem, constituindo prova de que os alunos não passam de vítimas do sistema. São, por assim dizer, os Dias da Cunha da ‘futecebolada’ escolar…
“Por que razão temos de ser as cobaias do novo programa? A Educação não pode ficar em plano secundário nos problemas do Estado. Nós, os alunos, somos o futuro”.
Deixando esta última tirada à consideração dos leitores, não posso deixar de confessar o meu cagaço perante o futuro.
Afinal, como diz outro dos alunos “indignados”, os exames “eram tudo aquilo que não estávamos à espera e preparados a fazer”, constatação que vem ao encontro do que aqui escrevi ontem: nunca perguntam aos alunos aquilo que eles sabem! Portanto, resulta evidente que o sistema deveria adaptar-se aos conhecimentos dos alunos. Contudo, é preciso ter-se em conta um problema que eu adjectivaria de insolúvel: que raio de merda se há-de perguntar à tribo estudantil, cuja explanação gnóstica depende de um modelo previamente fornecido?!
Imaginem que as questões colocadas nos exames se faziam acompanhar das respectivas soluções… Acreditam que não haveria negativas?
E termino com outra transcrição extraída da fonte atrás referida:
“É absolutamente aberrante que ponham em jogo durante duas horas o trabalho de tantos alunos, professores e demais educadores. E nós, alunos e professores, quais vassalos, aguardamos que o Ministério decida o nosso futuro de um modo autoritário.”
E se esta pérola dispensa comentários, sempre vos digo que me parece aberrante que se digam coisas destas. É a tal coisa: o cabrão do árbitro é que nos fode sempre!
E espero não voltar a abordar este assunto. E… foda-se!

9 comentários:

Anónimo disse...

Cumprimentos para o Pólo Norte .

Caminhamos a "Paços" largos para agitar as mentes desprovidas de desafios. Os desgostosos, com as provas, aguardam que as novas tecnologias lhes forneçam chips pensantes. O tilt é constante, basta pensar no horário a cumprir para não perder os programas de televisão do horário nobre.

Anónimo disse...

merda prós alunos

Anónimo disse...

Costela de Caimão

...do grego Noesis : faculdade de pensar, inteligência

Anónimo disse...

Alpha Ralpha:

Toma uma aspirina que isso passa !
Vai cacarejar para as ilhas Berlengas...

Anónimo disse...

Alpha Ralpha:

O anão rezingão desapareceu da história da Branca de Neve.Serás tu?

Anónimo disse...

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Anónimo disse...

Foda-se...

Anónimo disse...

Foda-se...

Anónimo disse...

Refoda-se...