Pesquisar neste blogue

18.7.06

A educação e o futuro (negro mas de colarinho branco)

Pelo que tenho lido e ouvido, os exames de ingresso ao ensino superior redundaram numa chumbada geral, com uma grande percentagem de negas a raiar o grau zero do conhecimento.
É todos anos a mesma merda!
E a culpa não é dos alunos, que fique bem claro. Eles estudam que se fartam, mas têm o azar de as provas nunca contemplarem as matérias que estudaram! É verdade, nunca lhes perguntam aquilo que eles “sabem”…
Mas como o ministério da Educação padece da mesma enfermidade (se é que o analfabetismo funcional assim se pode chamar), entendeu que algumas provas sejam repetidas. E eu aplaudo, embora pense que ficaria mais barato “passar” a malta toda, além de que nos permitiria subir nas estatísticas da literacia.
Já que não pode ser assim, que se repitam as provas até que todos obtenham a nota satisfatória. Há ou não democracia em Portugal?
Vou aqui deixar uma sugestão para evitar este tipo de problemas:
Por exemplo, a quem pretendesse seguir medicina deveria perguntar-se coisas como: “o perónio da perna direita situa-se na perna direita. Em que perna se encontra o perónio esquerdo?”.
E assim sucessivamente. Não acham boa ideia?
Sempre seria melhor do que ver a juventude desempregada a inscrever-se nas juventudes partidárias…

1 comentário:

Gandarro disse...

Exm. Caga-Boi, essa teoria de ir fazendo os testes mais faceis até as criancinhas passarem todas já vem sido posta em pratica com os brilhantes resultados que se conhecem, não há muitos anos um professor proferiu estas sabias palavras:

" para fazer o nono ano basta estar vivo"

falta saber se basta respirar ou o cerebro tem que ter atividade