Pesquisar neste blogue

17.10.06

Eis o que eu chamaria prosa de encher...

Despem-se as árvores das suas galas... calam-se os lindos cantores alados... e as fontes, que ainda há pouco brotavam leves fios de água, já hoje deixam correr a fresca linfa em grande abundância.
Estão retirando desta linda aldeia as várias famílias que da capital para aqui vieram passar a estação calmosa; é que se aproxima o inverno, sempre monótono e triste, obrigando assim as formosas lisboetas que, com as suas toilettes garridas e a sua mocidade fresca e graciosa, imprimiam à monotonia da aldeia uma nota alegre e encantadora...
Porêm, um ano depressa se passa, e assim, cá as esperamos de novo, e, entretanto, que sejam felizes nos seus amores...

In A Voz da Justiça de 19 de Outubro de 1920.

Como imaginarão, a "aldeia" referida no texto (manteve-se a grafia original) é Alhadas.

19 comentários:

Anónimo disse...

Este gajo devia ser rabeta e estes artigos serviam para a manutenção da libido

Anónimo disse...

Sou obrigado a concordar...
Não comiam as gajas que visitavam Alhadas e por isso desejavam-lhes felicidades nos amores...

Anónimo disse...

Quem sabe se os artigos de "opinião" da altura eram uma forma de conquistar gaijas. Estou a imaginá-las a ler e a perguntarem-se "quem é este cavalheiro que me está a provocar esta alteração de temperatura entre as pernas?"
É Pedreiro o gajo não assinou o artigo?

Luís Pedreiro disse...

Assinou D.S.

É o mesmo autor do texto "A Feira dos 11" (vid. "post" de 28-09-2006)

Inspector Varejeira disse...

Muito interessante o documento. Principalmente o primeiro parágrafo, faz-me lembrar certas narrativas, que pela boca dos meus mais antigos conterrâneos, afirmavam que esta era uma região rica em águas puras muito apreciadas e até comercializadas em tempos aúreos da nossa história regional.

Inspector Varejeira disse...

Tá-se bem mas, agora vou demorar a fazer os meus posts. Não sei de quem foi a ideia de me privarem do telemóvel do carro e das minhas duas secretárias.

Anónimo disse...

Deve ter sido do puto china. Esse ladrão ranhoso de quem toda a gente gosta

Anónimo disse...

o anónimo, é verdade que o china deu em ladrão?

Anónimo disse...

Não é o china do pincho! É aquele filho de uma puta e de um boi a que chamam bombeiro. Aquele paneleiro que tem asilo no Nyktos Club (nome bicha!), e que havia de ser assassinado a sangue frio ou quente...

Ceptocínico disse...

Não confundam os chineses caralho. Há deles no Pincho e em Alhadas.Penso que o anónimo fala de um de Alhadas. Ele que confirme se entender.

Anónimo disse...

O anónimo era eu! Houve um erro qualquer...

Anónimo disse...

Sei bem que o inspector não estava a falar a sério. Mas apeteceu-me falar mal desse nojento

Anónimo disse...

já estou mais descansado, pois tenho algum apreço pelo China do Pincho.
China do Pincho - belo nome para um pseudónimo.
Do bombeiro já tinha ouvido falar, mas não sabia que também era China. Se ele é assim... fodam-lhe a cornadura.

Anónimo disse...

Vai ter que ser...

Anónimo disse...

Não quero parecer advogado de defesa do xavalo, mas deixem-me dizer-vos que o puto em questão sofre na pele as quezílias de ter sido abandonado por tudo e todos. Concordo que isso não é motivo para as patifarias que já cometeu (não sei se ainda comete), mas é de todo errado torná-lo bode expiatório de todos os crimes que acontecem em Alhadas. Também é legítimo que aqueles que foram já vítimas dos dedos dele, se mostrem revoltados, e lhe mantenham rancor, todo o rancor do mundo. Mas já reparam que ele é o único sem-abrigo desta vila? E que nunca ninguém lhe deu a mão, à excepção do dono (arrendatário) do Culb Nyktos? (também concordo, nome abichanado).
Esse simples gesto de boa vontade e humanismo, talvez esteja a ser o motivo do decréscimo de crimes engendrados por ele próprio (não ponho a mão no fogo, mas tenho quase a certeza que diminuiram). Atrevo-me até a dizer que existem poucos como ele no que diz respeito ao instinto de sobrevivência. Experimentem lá vocês irem para a rua viver aqui e ali. Sem a sopa quente ao fim do dia. Sem um banho decente. Sem a roupa lavada e cheirosa. Sem um olá que não seja rancoroso. Sem NADA...

Anónimo disse...

ele que vá mas é trabalhar

Corruptor disse...

É um herói! Continua a roubar e bem. Ainda no outro dia foi um computador de um gajo que agora está desempregado e sem dinheiro. Conheço outros que foram logo encostados à parede. Não eram desgraçados, não é? Grande desculpa! Filha da puta de sociedade esta que manda tantos abaixo com facilidade, e arranja parvoeiras para desculpar outros.
O gajo do nyktos humanista?! Foda-se!

Corruptor disse...

Só para acabar. Sei bem o que é ser bode espiatório da freguesia...

Gandarro disse...

coitadinho, coitadinho.
o puto até rouba a quem o ajuda e ajudou, não tenho simpatia nenhuma pra esse carneiro, e que eu saiba exixtem associações pagas com o dinheiro dos nossos impostos para ajudar putos na situação dele, essa treta das desgraças gerarem desgraçados é uma merda duma desculpa