Pesquisar neste blogue

2.10.06

Aldra... bões, aldra... bices, é só... coro!

Em Fevereiro de 2002 enviei cartas a todas as juntas de freguesia do concelho da Figueira da Foz, solicitando que me informassem quanto ao número de eleitores, residentes e km2 da área das respectivas freguesias.
Não é que necessitasse de tal informação, pois tinha todos esses dados (oficiais) em minha posse. Fi-lo apenas porque sei o quanto os autarcas adoram empolar números (quando lhes convém...).
Assim, conclui, mormente no tocante ao número de residentes, que os mais aldrabões eram os autarcas de Paião, Quiaios, S. Julião, S. Pedro, Lavos e Buarcos, sobretudo os três últimos.
Abaixo indico os valores que os ditos cujos me forneceram, colocando entre parentesis os números oficiais apurados pelo Instituto Nacional de Estatística - Censos 2001.
Paião (2.404) = 3.000
Quiaios (3.118) = 4.000
S. Julião (10.848) = 12.473
S. Pedro (2.705) = 6.000
Lavos (4.171) = 10.000
Buarcos (8051) = 18.000
Vem isto a propósito de quê?
Ainda hoje, no respectivo "site" (www://jf-buarcos.pt), a junta de freguesia de Buarcos exibe o exorbitante número de 18.000 residentes...
É a isto que se chama o engrandecimento de uma freguesia?

3 comentários:

Gandarro disse...

não tenho a certeza mas o salario de presidentes da camara e da junta tem muito a ver com o numero de habitantes do burgo onde essas mulas pastam

Anónimo disse...

a freguesia d'alhada tem 98000 residentes e eu sou um deles

Anónimo disse...

Os salários dos autarcas são escalonados em função do n.º de eleitores e não de habitantes.
Não me admira que Buarcos possa ter esses habitantes mas eleitores serão cerca de 7 a 8.000, os que votam são menos de metade.