Pesquisar neste blogue

29.8.06

Glorioso

Há por aí alguém que me saiba dizer novidades sobre o caso Mateus?. No fim se semana que findou foi noticiado que a federação pretoguesa de futebol ia tomar uma atitude firme, rápida e contundente. Ontem não ouvi nem li sobre o assunto. Hoje idem. Está-me a dar uma curiosidade doentia e não posso ficar doente que o meu médico de família está de ferias. Dai o meu apelo. Salvem-me desta angústia.

7 comentários:

Anónimo disse...

TOMA LÁ MORANGOS!!!

Total desacordo com Valentim Loureiro e com as recentes medidas da Liga de Clubes no âmbito do «caso Mateus». Assim se pode sintetizar a longa conferência de imprensa de Cunha Leal, ainda director executivo da Liga, que ainda pediu a imediata demissão de Valentim Loureiro das suas funções. O dirigente mostrou incredulidade diante da decisão de suspensão de dois jogos relativos à 1ª jornada dos dois campeonatos profissionais e defendeu que a mesma não poderia ter acontecido em nome do «interesse público relevante e prevalecente».

O dirigente historiou todos os passos do processo, iniciado em Janeiro, e sublinhou que o mesmo nunca deveria ter saído do âmago dos tribunais desportivos, realçando que nesta última fase, em que o Gil Vicente recorreu ao Tribunal Administrativo de Lisboa, nada impedia Valentim Loureiro de fazer cumprir as decisões do CD da Liga e do CJ da FPF. «A obrigação da Liga era manter a normalidade das competições. Ao abrigo dos regulamentos, era imperioso emitir uma resolução fundamentada tendo por base o grave prejuízo público que a suspensão dessas duas partidas poderia causar.»

Ainda relativamente à providência cautelar interposta pelo clube minhoto nos tribunais civis, Cunha Leal vincou que a mesma ainda não teve qualquer decisão final. «O Gil Vicente interpôs um recurso à decisão do CJ da FPF, junto do Tribunal Administrativo de Lisboa. No entanto, sobre isso não há qualquer decisão final, a não ser a suspensão das decisões dos tribunais desportivos. Ou seja, a Liga revogou decisões da sua CD, quando só o poderia ter feito se o Tribunal Administrativo tivesse proferido uma decisão final a favor das demandas do Gil Vicente. O que não sucedeu.»

Número dois da Liga defende implicitamente descida do Gil
Entre muitas críticas e explicações mais ou menos complexas para o comum leigo em matéria judicial, Cunha Leal pediu implicitamente a despromoção do Gil Vicente. «Os regulamentos são claros e o recurso aos tribunais civis é sancionado com a despromoção. Nesta matéria houve outros clubes que quiseram inscrever jogadores em iguais circunstâncias e não o fizeram. O Paços de Ferreira foi um deles», confidenciou, antes de pedir a «imediata demissão» de Valentim Loureiro do cargo de presidente da Liga. «O que ele fez é mau demais para o futebol português.»

«Se a decisão da CD da Liga poderia levantar dúvidas, devido aos enormes volte-faces que houve ao longo do processo, a decisão do CJ da FPF teria que ser respeitada, já que este órgão decidiu sem controvérsia e por unanimidade», declarou, fazendo questão de reforçar que, desde o início deste caso, nada o moveu contra o Gil Vicente. «Inicialmente, não registei o contrato do jogador Mateus porque não o podia fazer. Depois, o Tribunal de Braga mandou registar a inscrição provisoriamente e eu registei. Mais tarde, o tribunal mandou cancelar a mesma inscrição e eu cancelei-a.»

Relativamente a uma possível punição da FIFA aos clubes portugueses, Cunha Leal teme que as mesmas aconteçam em breve. «A FIFA defende a regra do não recurso aos tribunais e é muito dura nas sanções. Temo que haja sanções aos clubes nacionais e é público que a FIFA já recomendou à FPF que actue sobre o recurso do Gil Vicente aos tribunais civis.»
As recentes eleições na Liga também tiveram direito a comentários por parte de Cunha leal. «Se calhar daqui a um ano, ainda estamos todos por cá. Todos menos eu. Solicitei ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral que a tomada de posse fosse feita no mesmo dia das eleições, mas ele não marcou qualquer data porque o Presidente da Liga assim não o quis.»

Por tudo isto, o responsável da Liga insta a FPF para que «chame a si as responsabilidades» na resolução do caso e «agarre» a condução do futebol português. «Não acredito que a direcção da federação tomasse esta decisão», referiu, concluindo com mais uma acusação.

Ceptocínico disse...

É xoné!!. Foda-se!. Não morro da doença, morro da cura. Caralho pá!. Considero-me informado. Dos pés à cabeça.

Anónimo disse...

Quem é amigo, hã?

Anónimo disse...

De xoné não tem nada, ou melhor, falta-lhe tudo..

Gandarro disse...

o major foi pra barrancos, o madail foi mudar a fralda ao scolari e o mateus não foi a lado nenhum

Anónimo disse...

Caso Mateus: Gil Vicente suspenso e despromovido(actual.)

A direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, em reunião extraordinária realizada esta manhã de quarta-feira, na qual participou igualmente o Conselho de Justiça, suspender o clube Gil Vicente de todas as competições nacionais, devido à sua decisão de recorrer aos tribunais civis para dirimir o chamado caso Mateus.
Em comunicado lido esta manhã na sede de FPF, a direcção liderada por Gilberto Madaíl baseia-se a sua decisão na clara violação dos regulamentos da FIFA e da própria federação portuguesa, e, nomeadamente, do artigo 60, o qual impede os clubes de recorrerem aos tribunais civis para dirimirem questões de índole desportiva.

Desmentindo alguma vez ter dado autorização aos responsáveis do Gil Vicente para pudessem recorrer aos tribunais, a FPF promete contestar igualmente a providência cautelar apresentada pelo clube de Barcelos junto da Justiça civil, por considerar que esta não tem competência para julgar a questão, conforme é possível ler no artigo 46 e 47 da Lei de Bases.

Confirmando a descida do Gil Vicente à Liga de Honra, o organismo que superintende o futebol nacional recorda ainda que a decisão de 22 de Agosto do Conselho de Justiça, órgão máximo (em termos júridicos) do futebol nacional, é para cumprir desde o dia em que foi proferida, inclusive, pela Liga de Clubes, conforme determinam, de resto, os seus estatutos.

Com esta tomada de força, a FPF confirma assim a descida inapelável do Gil Vicente á II Liga e a manutenção do Belenenses entre os grandes do futebol português, independentemente de quaisquer recursos que possam estar a correr nos tribunais civis.

30-08-2006 14:32:52

Anónimo disse...

Liga aconselhou Paços de Ferreira a não contratar Mateus
Mais um dado para o já muito complicado «caso» Mateus. Em Dezembro do ano passado, o Paços de Ferreira esteve para contratar o jogador, mas recebeu a indicação por parte da Liga de Clubes de que poderia incorrer a sérios danos desportivos devido à situação contratual do avançado angolano.

A revelação partiu de Fernando Sequeira, actual presidente do Paços de Ferreira, em declarações à Renascença: «Pelo que me foi dito, o Paços de Ferreira interessou-se pelo jogador e pediu um parecer à Liga, que posteriormente aconselhou a não proceder à inscrição do Mateus.»

Isto porque o jogador tinha de estar, pelo menos, mais seis meses com o estatuto que detinha no clube que representava na altura, o Lixa – os regulamentos não permitem que um jogador passe de amador a profissional no mesmo ano.

Apesar de ainda não ser presidente por essa altura - o clube era então liderado por Hernâni Silva -, Fernando Sequeira explica que «houve certa revolta interna por o Paços de Ferreira não poder inscrever o jogador, quando depois o Gil Vicente o inscreveu».

Os restantes passos do processo já são conhecidos. O Gil Vicente, não só inscreveu o jogador, como também o utilizou depois de ter apresentado recurso nos tribunais comuns, procedimento proibido pelos regulamentos da FIFA.
31-08-2006 14:22