Pesquisar neste blogue

17.8.06

Ceres, Xena e Charon

O nosso Sistema solar tem estado muito parado. Vai daí a União Astronómica Internacional pôs mãos à obra e prepara-se agora, para aprovar uma nova definição de planeta. Consequentemente o nosso Sistema solar passará a integrar, não nove, mas doze planetas. Isto porque, à luz da nova definição, qualquer objecto redondo que gire em torno de uma estrela e não seja, ele próprio, uma estrela, deverá integrar o grupo dos planetas. Na prática, teremos mais três planetas a usar o nosso sol, desta feita divididos por duas classes planetárias: os oito planetas "clássicos" - de Mercúrio a Neptuno; e os agora Plutons, constituídos por Plutão, Charon (outrora uma lua de Plutão, estando agora a um passo da promoção a planeta), o UB313, também conhecido por Xena e o Ceres, asteroíde que ficou entalado entre Marte e Júpiter...
Para já as editoras estão a esfregar as mãos sem as deixar aquecer muito.. não vá o filão desaparecer tal como apareceu.
Numa entrevista imaginária, que fiz ao Ministro da Educação, também imaginário, este deixava transparecer uma certa preocupação pelos efeitos que estes novos nomes terão sobre a juventude estudantil. Os seus debilitados cérebros poderão não estar preparados para tanto. Imaginariamente, perguntei se seriam tomadas algumas medidas a outros níveis no sentido de minimizar a destruição de milhões de enciclopédias e livros escolares. A resposta estava pronta: "Em colaboração com outros Ministérios, vamos colocar eco-pontos em todas as escolas e rotundas do país. Será também dado um subsídio a quem provar não cortar árvores para dar fogo às lareiras e utilizar as páginas obsoletas da Astronomia".
O imaginado Ministro mostrou-se também preocupado com a retaliação que surgirá da classe dos Astrólogos. As suas declarações deixam transparecer isso mesmo: "Estou preocupado em saber como é que a minha querida amiga Maya se vai safar desta. Temo que as suas previsões possam estar mesmo todas erradas, e que de facto, estamos a caminhar para um poço sem fundo".

8 comentários:

Anónimo disse...

Vão criar defenições novas para coisas velhas? para vender livros? era foder-lhes as ventas e pô-los a ver estrelas.

Anónimo disse...

e a maia era ir-lhe ó buraco negro.

Anónimo disse...

Desculpem-me mas a maya é um buraco negro. Que o diga o Calimero

Anónimo disse...

a Maia é uma grandessíssima vaca porca

asardanisca disse...

Cerejeira tens mesmo uma imaginação fantástica.............. entrevistas imaginárias.............. que máximo!!!!!!!!!!!!
Tá certo, visto que nesta altura as cerejas também são imaginárias.............

Anónimo disse...

A sardanisca é uma grandessíssima vacalhonsa,tem uma cona que parece um alguidar.

Anónimo disse...

Grande imaginação, está mesmo fixe!

Anónimo disse...

Altamente,que máximo,bué de louco!