Pesquisar neste blogue

6.12.06

parvo Alegre

Já passaram, sei lá, 28 anos???. Estava eu a jantar em casa de um fascista na cidade nortenha de Braga, e na qualidade de seu hóspede.

Percebe-se na pose do individuo, o ar típico do cacique que dita a lei a seu belo prazer e no qual o cidadão ignorante deposita a confiança atormentada, de quem sabe que não tem outro repositório. Sei do que estou a falar. Conheci alguns. Desses, poucos ainda cá estão à espera da piedosa morte. Muito embora os considere, pela hedionda e miserável vida que levaram, verdadeiros mortos vivos. Enfim, hoje em dia ninguém lhes liga peva.

Na época, e para estar a jantar em casa de tal marmanjo, estava do meu lado uma justificação plausível quanto baste. O mais plausível que possam imaginar. Razões que se prendiam mais com emoções, que propriamente com razões.

Durante o jantar conversa-se. Fala-se de política. Ainda vai fresca a revolução. Na altura ainda ecoa bastante. Eram tempos em que grande parte da opinião pública, a maioria da opinião pública, apelidava de pulha e bandido o ora condecorado a titulo póstumo com a medalha não sei de que merda, Francisco Sá Carneiro.

A certa altura, o meu anfitrião com a aquiescência da beatífica plateia, apelida o hoje vice-presidente da assembleia da república, Manuel Alegre de parvo alegre.

O esófago retorcesse-me. O coração partiusse-me. E, impávido, engoli o sapo vivo e a estrebuchar violentamente (as razões das emoções, lembram-se?).

Manuel Alegre era um daqueles homens que nos enchiam o coração de esperança. Um verdadeiro guerreiro da palavra e da pena. Sempre pronto a degladiar pelo ideal da liberdade, da justiça, da democracia sem vícios nem hipocrisias.

Era!!.

Hoje não passa de um gajo como os outros. Uma decepção. Mais um vendido, um sabujo. Como dizia o outro, um parvo Alegre.

5 comentários:

Anónimo disse...

É político.
Está tudo dito.

Anónimo disse...

emquanto não curreram com o cagaboi não descansaram

Anónimo disse...

Hé tó-mané, o cagaboi não sei mas se estivesse aí o primo afastado da edite estrela, então é que estavas mesmo fodido.

Anónimo disse...

Com o caga-boi, com a asardanisca, com o marroquino, com o m.a.r., com o manuel autómato, com o luís pedreiro... foi alguma seleção natural ou será que foram corridos á biqueirada?

Anónimo disse...

lol