Pesquisar neste blogue

26.3.07

Grandes Portugueses.

Salazar foi o grande vencedor. Porquê?

O Salazar, ainda que tenha sido um tirano ditador, responsável pelas mais variadas atrocidades e perseguições aos Portugueses, aqueles que contestavam o regime e mais alguns que a pide apanhasse pelo caminho, representa agora aquela força metafísica do "faltava aqui um salazar" que os Portugueses usam e abusam, quando algum político ou empresário corrupto impunemente brutaliza o que é para o senso comum valores de justiça e igualdade.

Salazar nunca foi justo, mas sempre foi mau. Ele é agora o rottweiler imaginário que se fosse materializável morderia nas canelas dos vilões, (que não devem ser poucos).

É próprio deste, povo de brandos costumes, que revela a sua vivência histórica agarrado a esse imaginário "pai" da nação que deu pouco ou nenhum pão, e funesta educação.

Curioso é que quando finalmente Salazar vai democraticamente a votos, ganha, e sem nunca fazer tremer as próprias convicções. É que o cabrão do bicho continua "orgulhosamente só" debaixo dos torrões.

22 comentários:

Anónimo disse...

vós portugueses sois uns ignorants

Capitão Merda disse...

Muito bom post!

Anónimo disse...

Concordo ó Merda.

Maria Strüder disse...

Hoje vou adoptar uma postura diferente em relação ao Senhor Professor.
Por norma e o Capitão sabe disso defendo o Salazar não no aspecto de "fazia cá falta blá blá blá" mas tento fazer ver que apesar de ter sido um ser execrável fez algo pelo país, também porque a seu ver era o seu país, o seu "reino" e tinha que cuidar de seu povo (esta faz rir).

As pessoas em DESESPERO desejam um Salazar, talvez porque nunca tenham vivido na sua época e não tenham passado pelas provações do seu mandato ditatorial.

Acho que o Salazar nunca deveria constar nas votações mas como vivemos num país democrático foi aceite e ganhou mas já estava à espera confesso.
Fiquei desiludida porque gostava que tivesse sido o Pessoa mas um ditador repulsivo é sempre mais do agrado do povo.

Gandarro disse...

Tá bem fodido portugal quando os dois "melhores" são o cunhal e o salazar, tá provado o povo gosta é de porrada.

Anónimo disse...

Foda-se ó Perlimpim, não sou propriamente comuna mas comparares o Cunhal ao Salazar é o mesmo que comparares uma faca de cozinha a uma kalashnikov.

Anónimo disse...

o cunhal nao foi um salazar pk nunca teve no poder... um é muito, dois era demais.

Capitão Merda disse...

Com todos os defeitos que pudesse ter, o Cunhal, ao contrário do Salazar, não era um cobardolas sem tomates, caralho!
Lutou pelos seus ideais sem medo de sofrer na pele (como sofreu), ao contrário da maior parte da gentinha que nasceu depois de Abril de 1974...
Uns frouxos, que por um punhado de euros abaixam os cornos!
tenho dito

Corruptor disse...

Salazar ganhou um concurso idiota, visto por pessoas que na sua grande maioria são ignorantes. Não há necessidade de dar valor a tal porra. Vejam a Bela e o Mestre que isso passa.

Corruptor disse...

Gostava de lembrar que nem meio milhão de pessoas votou nessa palhaçada.

Maria Strüder disse...

Como podem odiar mais o Salazar que o Cunhal????
O Cunhal fodeu bem mais Portugal!!

Anónimo disse...

Ena,ena, tanta polémica pelo resultado da votação dos telespectadores da rtp,ainda bem que o sufrágio não foi na tvi, já estou mesmo a ver... o maior português de sempre, tan, tan, tan,tan...José Castelo Branco!

Corruptor disse...

O Cunhal fodeu Portugal ?? Em quÊ? não tou a ver

Maria Strüder disse...

As pessoas só sabem ver o lado mau do Salazar e não entendem que os factores negativos existiram por motivos não de tirania mas talvez por demasiado amor à pátria.
O facto de ter sido um ditador de direita não lhe subiu á cabeça no sentido de ficar ricaço às custas do país!
Morreu honestamente pobre ao serviço da Nação que amava e a acreditar naquilo que fazia!
Foi um erro sim ter prolongado o seu governo ditatorial o que foi prejudicial para o avanço do país mas o que não se fala muito é sobre as razões que estiveram na base desse acontecimento.
Portugal e Espanha estavam nos planos soviéticos no sentido de serem as portas de entrada do comunismo na europa ocidental.
A Espanha sofreu na pele e Portugal safou-se porque o Salazar soube travar logo no início.
E não deixou de ter razão em travar o comunismo pois o comunismo por onde passou só conseguiu trazer repressão (o Estaline não foi bom exemplo para ninguém muito pelo contrário) e do lado económico o comunismo foi um desastre.
O grande erro do Salazar foi que não soube abrir as portas á democracia em devido tempo e não soube libertar as colónias como fizeram os restantes países europeus e isso teve custos muito prejudiciais para Portugal. Mas acusar o Salazar de desonesto e outras coisas do género é profundamente errado.

O Cunhal se tivesse oportunidade era homem para manter em Portugal um regime a exemplo do que foi a União Soviética do tempo do Estaline!!!

Anónimo disse...

Estive a pensar sobre aspectos positivos do Salazar e só encontrei um (1):
O gajo ter caído da cadeira.

Corruptor disse...

Volto a perguntar. Em que aspectos é que o Cunhal fodeu Portugal? Se pensas que os outros países europeus deixaram as colónias estás completamente enganada.

Anónimo disse...

a Maria é do CDS-PP

Maria Strüder disse...

Antes de mais sou do PSD apesar de o meu coração cada vez se afastar mais visto que o partido em muito se distanciou do propósito inicial.

O Cunhal foi sem dúvida um ditador comunista, tentou arrastar Portugal ainda mais para o poço mas felizmente não conseguiu.
O ideal comunista é bonitinho mas é utópico meus caros, o que querem implantar é bem diferente do ideal pioneiro do Comunismos.

Anónimo disse...

Como é que uma rapariga tão simpática como a Maria pode dizer tantas bacoradas? Chamar ditador comunista ao Cunhal (como se ele alguma vez tivesse tido a possibilidade de criar uma ditadura...) e defender o cabrão do Salazar que fez o que fez (é inútil explicar as merdas todas) é como dizia o sapateiro da vila, comparar uma faca de cozinha a uma kalashnikov. Que desilusão! Espero que nem todos os PSD pensem assim.

Anónimo disse...

Digam o que disserem esse senhor é, foi e será um palerma que passou por este país, como tantos outros que passaram e tem passado, seja em ditadura ou em democracia. Daqui a 300 anos, vamos estar a fazer uma votação, para os grandes portugueses nos 800 canais que vamos ter, vai ganhar o Guterres que vai ser considerado o maior portugûes de todos os tempos, porque quando fez do país uma casa de banho autentica e quando já nao tinha mais cócó, foi se embora... ah! Vai haver uma luta intensa entre ele e o barrento (Barroso).

A

Zé do Cão disse...

Comenta aqui o Capitão que alguns gajos que nasceram depois do 25/4 são uns frouxos e que abaixam os cornos.
Eu acrescento, os cornos e as calças.
E nessa altura se alguem não concorda, voltam-se de costas.

Zé do Cão disse...

Deixem-se de tretas, o "botas" era um gajo sério, veja-se que até comia nos seus pratos que eram duma ceramica de coimbra em vez dos que agora comem em Vista Alegre. Ai não. Pela minha opinião eles deviam era comer em pratos de loiça das Caldas e beber naquelas canecas que até têm um brinde lá dentro.
Tenho casa alembração.......
Alguns até ficavam todos contentes