Pesquisar neste blogue

6.6.06

Mitos e Traumatismos ou Bater Mal da Bola

Referindo-se à forma como a selecção nacional de futebol foi recebida na Alemanha pelos emigrantes portugueses, o jornal desportivo Record perguntou ao Moita Flores:
"Este tipo de manifestações pode ser perigoso para a evolução das sociedades?"
E como a uma pergunta esparvoada se responde na mesma medida, o Sr. Moita não foi de modas:
"É perigoso, traumático e uma forma de exorcizar fantasmas, como o regresso de D. Sebastião, através de um campeonato. As pessoas agarram-se a falsos mitos".
Não creio que tais manifestações sejam nocivas à evolução das sociedades. Pelo menos não o serão tanto como os ajuntamentos em Fátima ou em Meca, estes sim, provavelmente mais perigosos, na medida em que - a meu ver - contribuem para que as sociedades não evoluam.
Não podemos levar o homem a mal, pois é no que dá ser ex-polícia, escritor de livros que as editoras conseguem ir vendendo e presidente de Câmara nas horas vagas.
Só gostava que o Sr. Moita explicasse o que entende por "falso mito". E que terá ele a dizer das pessoas que se agarram à religião? São agarrados a mitos verdadeiros?

3 comentários:

Anónimo disse...

.. e tem uma produtora a preparar a próxima novela da RTP, a qual vai levar aos cofres das nossas poupanças um milhão e 750 mil euros, por 13 episódios de 50 minutos cada. Para os interessados será a adaptação ao romance "Quando os Lobos Uivam" de Aquilino Ribeiro e retrata a grande saga dos beirões em defesa dos terrenos baldios, durante a ditadura em finais de 40. A ser exibida em Janeiro. Já sabe sr. Boi, compre uma TV que vai valer a pena.

Anónimo disse...

finlandesa, meu amor: envia-me o teu e-mail, por favor

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»