No início houve umas quantas publicações em papel, e o título era Ecos com umas letras pequeninas em baixo a dizer "do grupo". Mas no formato blogue temos de ter um nome mais sugestivo senão não aparece por aqui ninguém.. O facto de termos em comum origem em Alhadas, parece- me razão mais que suficiente para os bloggers aderirem, mas ainda assim o nome é importante...
Pesquisar neste blogue
16.2.07
CURIOSIDADE
Alexandre Finisterre, galego. Criador ou inventor ou pai (como queiram) dos matraquilhos – em espanhol futbolín.
Não vos digo onde li isto para evitar os vossos insultos.
Existe uma Federação Portuguesa de Matraquilhos com três mil jogadores federados. E sabiam que o nome oficial do popular jogo dos matrecos é Futebol de Mesa? Não o sabia até ter lido uma crónica do Ferreira Fernandes no Correio da Manhã. O jogo dos matraquilhos surgiu em 1936. Quem o criou foi Alexandre Finisterre, um galego que estava internado no hospital de Monserrat a curar-se de ferimentos provocados por um bombardeamento durante a Guerra Civil de Espanha. No hospital, ele reparou em muitas crianças feridas e que estavam impossibilitadas de jogar futebol. Inspirado pelo ténis de mesa, pediu a ajuda de um amigo carpinteiro para criar um jogo de futebol que as crianças pudessem jogar. Nascia assim um futebol que podia ser jogado sobre a mesa. E o que começou por ser um gesto bondoso de um galego rapidamente se tornou num desporto de sucesso adoptado por toda a Europa. Alexandre Finisterre morreu há uma semana. Tinha 87 anos.
7 comentários:
Leste isso na Maria galego
viva a naval carago
que se foda a naval!
foi no record, seu palhaço!
Fui insultado na mesma!. Foi no correio da manhã seus carneiros.
Existe uma Federação Portuguesa de Matraquilhos com três mil jogadores federados. E sabiam que o nome oficial do popular jogo dos matrecos é Futebol de Mesa? Não o sabia até ter lido uma crónica do Ferreira Fernandes no Correio da Manhã.
O jogo dos matraquilhos surgiu em 1936. Quem o criou foi Alexandre Finisterre, um galego que estava internado no hospital de Monserrat a curar-se de ferimentos provocados por um bombardeamento durante a Guerra Civil de Espanha.
No hospital, ele reparou em muitas crianças feridas e que estavam impossibilitadas de jogar futebol. Inspirado pelo ténis de mesa, pediu a ajuda de um amigo carpinteiro para criar um jogo de futebol que as crianças pudessem jogar. Nascia assim um futebol que podia ser jogado sobre a mesa.
E o que começou por ser um gesto bondoso de um galego rapidamente se tornou num desporto de sucesso adoptado por toda a Europa. Alexandre Finisterre morreu há uma semana. Tinha 87 anos.
Fodaaaaaaaa-sssssssssssse
Enviar um comentário